CE-EP R01-SKP-001-FACHADA-R00-01.jpg

BLOCO CERVEJARIA 2.0

Status: Concluído

Ano do projeto: 2019

Conclusão da obra: 2019

Local: Sobradinho, Brasília - DF

Autores: André Oliveira, Manuela Galvão, Rodrigo Gimenes

No projeto da Cervejaria Bloco 2.0, após a definição do nome Bloco Cervejaria, desenhamos a marca com manual de uso e aplicação da logo e suas variantes.

A marca surgiu a partir da união de vários cervejeiros da cidade, que precisavam de um local para fazer a produção de suas bebidas. Desde o começo a ideia era fazer uma homenagem à cidade onde moram todos os sócios, Brasília. O nome bloco veio de forma nostálgica ao criar uma ligação afetiva que os sócios tinham ao encontrar os amigos em bares para beber boa cerveja, muitas vezes em baixo dos blocos das Superquadras. A logo criada por nós é um monolito que representa o bloco e esse elemento é "sustentado" nome "BLOCO" de forma que as letras lembrassem os pilares dos pilotis. As variações da marca transformam o monolito em fachadas típicas da capital e alguns dos pilares mais icônicos nos prédios da cidade.

A cervejaria localizada em Sobradinho possui aproximadamente 500m² divididos entre bar, fábrica, administração e facilidades como estoque, depósitos e banheiros. O custo e o tempo foram o fator norteador do projeto. Por isso, buscamos manter os materiais existentes da maneira que fosse possível e replicar a linguagem nas áreas novas. Como a marca faz referência à Brasília, a fachada faz uma releitura de algumas das esquadrias mais marcantes da cidade. A ideia para o projeto de interiores é integrar visualmente o bar com a fábrica e usar uma linguagem industrial por conta dessa proximidade visual. A grande maioria das intervenções propostas foram pensadas para causar o mínimo de intervenção possível na estrutura atual do galpão, por isso, toda a parte elétrica, de iluminação e até de hidráulica são aparentes.

VOLTAR PARA PROJETOS