DC-EP-SKP-001-R20-GERAL-1.1.jpg

CASA BRASILIANA

Status: Em obra

Ano do projeto: 2019

Conclusão da obra: -

Local: Taguatinga, Brasília - DF

Autores: André Oliveira, Manuela Galvão, Rodrigo Gimenes

Projetos Complementares: Primária Energia

DC-ARTE-ILUSTRAÇÕES-CASA BRASILIANA-LOGO

Esse projeto foi pensado para uma família de cinco pessoas com o desafio de ser construída em um terreno de 200m². O conceito foi inspirado na origem e história da própria família, que tem raízes em diversas regiões do Brasil, mas que adoram o litoral do país. Por isso seguimos pelo caminho de misturar alguns estilos: onde elementos mineiros e praianos se encontram no modernismo brasiliense

Os clientes queriam poder ter contato próximo com a natureza mesmo em um terreno não muito grande em uma adensada região da cidade, em que a maioria das casas ocupa quase a totalidade dos lotes. Partindo disso, a ideia foi criar elementos para que a casa transmitisse a sensação de ser uma grande varanda. Ocupamos quase metade do terreno com um jardim que conta com piscina e vai ajudar a criar um clima mais leve para a nova construção.

Dividimos o programa em dois pavimentos, necessário já que queríamos boa parte do térreo sem nenhuma construção. No pavimento inferior fica a garagem, sala de estar, jantar, cozinha e churrasqueira, praticamente tudo em um único espaço, integrando completamente a área social que é completamente aberta para o jardim, criando a ideia de uma grande varanda. 

O clima praiano se configura na escolha de alguns materiais: paredes com textura mais rústica branca e piso em granitina em um tom de areia, por exemplo. O resto da arquitetura da casa foi pensada para lembrar o modernismo, muito forte na arquitetura de Brasília, já que os clientes gostam muito da capital. Por isso desenhamos as vigas em concreto aparente e na sala deixamos pilares redondos expostos inspirados nos pilotis, elementos presentes na arquitetura modernista.

No pavimento superior, área íntima da casa, além dos quartos, desenhamos um espaço de estar mais íntimo marcado por uma cobertura translúcida e uma sequência de vigas em concreto, reforçando ainda mais a linguagem proposta.

VOLTAR PARA PROJETOS